Pesquisar no Blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bateria e Adoração: O que a Bíblia diz?

- Olá pessoal? Como vocês estão?
Tenho estado muito ausente por aqui, mas
voltei pra falar de um tema importantíssimo.
Um Sábado desses na IASD estávamos conversando entre amigos e entramos nesse assunto tão polêmico, discutido de muitas formas.
Mas o que a Bíblia, que é a Palavra de Deus nos diz sobre isso?

Para melhor entendimento, precisamos entender que a Bateria não é um Instrumento propriamente dito, mas sim a junção de alguns instrumentos de percussão, como tambores, pandeiros e pratos.

Começaremos pelo Salmo 150

" [...]Louvai ao Senhor com Címbalos sonoros e Altissonantes"

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

címbalo

s. m.

1. Antigo instrumento musical composto de dois meios globos de metal que se percutiam.

2. Cada um dos dois discos de metal que em música se chamam pratos.

Em Gênesis 31:27 a Bíblia apresenta o tambor (instrumento de percussão) como instrumento que causa alegria.

Êxodo 15:20 e 21
Nessa passagem Miriã (Irmã de Arão e também profetisa) faz uso de tamborim e danças para exaltar ao Senhor.

Juízes 11:34
A filha de Jefté, vendo o pai retornar de sua Jornada o recebeu com adufes e danças.

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

adufe

s. m.

Pandeiro quadrado com guizos.

Preste muita atenção no verso a seguir, pois ele é o primeiro "verso-chave" para o real entendimento sobre essa questão.
A passagem se encontra em I Samuel 10:5 e 6

Verso 5: "Então chegarás ao Outeiro (Festa) de Deus [...] entrando na cidade encontrarás Profetas que descem do alto precedidos (ou seja, que estavam aguardando) de saltérios (instrumentos de corda), tambores [...] e eles estarão profetizando”

Verso 6: "O Espírito do Senhor se apoderará de ti e profetizará com eles [...]'

Nesses versos vemos que os profetas tocavam tambores, saltérios e outros instrumentos para dar boas vindas e o Espírito de Deus estava presente entre eles. Vale lembrar que o espírito de Deus não se faz presente onde não se sente confortável.

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:
outeiro

2 Ant. Festa no pátio dos conventos em que os poetas glosavam os motes propostos pelas freiras.

preceder

2. Estar colocado imediatamente antes.

3. Ter existido antes.

I Samuel 18:6
“Quando os soldados voltaram de suas batalhas foram recebidos por suas famílias com cantos, danças, tambores e outros instrumentos musicais”

Vamos a mais um texto chave de entendimento? Prestem atenção
II Samuel 6:5
Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor (ou seja, o Senhor estava presente entre eles) com instrumentos como Saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos (pratos). Nessa passagem da bíblia vemos o transporte da Santa Arca para Jerusalém. Deus jamais permitiria que um evento tão importante fosse feito de forma desagradável aos seus olhos, pelo contrário, ele nem estaria presente e muito provavelmente impediria o episódio de alguma forma.

Jó 21:12
“Levantem a voz ao som de tamborim e de Harpa [...]”

Salmos 149:3
“Louvem o seu nome com danças e lhe cantem louvores com adufe e harpa".

Algumas pessoas que são contra o uso da bateria na adoração alegam que no Novo Testamento nenhum instrumento de percussão é citado, o que torna o uso do mesmo abolido, em partes eles estão certos, leiam bem "EM PARTES".
Realmente não há um registro sequer de instrumentos de percussão no Novo Testamento, mas se partirmos desse preceito a adoração ao nosso Deus se tornará quase que impossível, já que os únicos instrumentos citados pelo Novo Testamento são:

Sino ICo 13:1
Harpas Ap 5:8
Flautas Ap 18:22
Trombetas Ap 18:22

Você já pensou em um louvor com uso apenas dos instrumentos acima citados? Realmente não seria muito agradável. É importante dizer que se essa linha de pensamento sobre a exclusão dos instrumentos que não são citados no Novo Testamento fosse seguida o uso de instrumentos como Piano, Teclado e Qualquer Instrumento de Corda seriam proibidos na adoração ao Santo Deus.

Alguns instrumentos passaram por grande preconceito na adoração, como por exemplo, o Saxofone, originado no Jazz. Será que por ironia temos hinos tão lindos tocados por esse instrumento?

Sabemos que tudo que é feito de forma exagerada é desagradável a todos, principalmente a Deus. Até mesmo um ex espírita comentou que a batida de bateria que ele ouvia em algumas igrejas era a mesma dos terreiros.

Os Instrumentos musicais podem ser usados tanto para o bem como para o mal, seja ele bateria, flauta, harpa,violão ou outro qualquer. Não é diferente com as vozes, assim como temos vozes sendo usadas para louvar a Deus, temos vozes sendo usadas para dar culto a Satanás.

Oremos a Deus e peçamos para que todos os nossos cultos sejam dados só a ele, de forma agradável ao Santo Deus.

É isso galera! Lembrando que esse post não tem a intenção de ferir qualquer crença, apenas expus o que a bíblia nos diz. A palavra está hoje a sua frente, cabe a você decidir aceitar ou não!

Qualquer dúvida sobre alguma palavra consulte o dicionário On-Line:
Priberam


Ronnie Souza, 25/01/2011
06:26
















8 comentários:

  1. Parabéns por Seu Post, Deus permaneça contigo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo esse post...que Deus continue te abençoando e te usando para edificar vidas através do conhecimento da palavra de Deus sobre a adoração!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Você não imagina o quanto foi esclarecedor este post, o meu marido é artesão faz berimbaus e o filho da moça que trabalha em casa, um menino de 6 anos de idade, disse ao meu marido na última segunda-feira que a mãe dele lhe disse que o meu marido faz coisas do diabo, que o berimbau é do diabo. Sou professora de Arte e já tinha estudado em algum lugar que os instrumentos de percussão já tinha sido vistos como instrumentos de menor valor porém adufe e sino são instrumentos de percussão. Este post foi perfeito não é o instrumento mas o que fazemos com ele que faz a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade o importante e louvar em espírito e em verdade o nome do senhor

      Excluir
  5. Você não imagina o quanto foi esclarecedor este post, o meu marido é artesão faz berimbaus e o filho da moça que trabalha em casa, um menino de 6 anos de idade, disse ao meu marido na última segunda-feira que a mãe dele lhe disse que o meu marido faz coisas do diabo, que o berimbau é do diabo. Sou professora de Arte e já tinha estudado em algum lugar que os instrumentos de percussão já tinha sido vistos como instrumentos de menor valor porém adufe e sino são instrumentos de percussão. Este post foi perfeito não é o instrumento mas o que fazemos com ele que faz a diferença.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa explicação amigo, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo confesso que estudei alguns dos versículos citados acima para a aprovação dos instrumentos viu citar dois onde veremos que não do contrário a aceitação dos fatos onde fala que Davi tentou levar a arca da aliança não deu certo a primeira tentativa onde fica claro os instrumentos usado na segunda tentativa Davi usa somente dois instrumentos. Na passagem de Jó 21:12 veja que Jó descreve prosperidade dos perversos veja o que diz o verso 14 E são esses os que disseram a Deus: Retira-te de nós ! Não desejamos conhecer os teus caminhos.outra passagem ue nos faz lembrar e obde Labão fala para Jacó que iria festejar sua saída com tais instrumentos mas vejam que a filha dele Raquel levou consigo ídolos do seu pai na fuga.Analusem todo o contexto não tirem apenas versículos no que agradam onde queremos nos satisfazer pelos nosso desejos e sim vamos ver a vontade de Deus.Amem

    ResponderExcluir